As mudanças biológicas que ocorrem com uma mulher que engravida e tem uma mulher que engravida e tem um bebê,comadas ao cansaço das noites mal dormidas e a uma predisposição a problemas psicológicos,podem desencadear a depressão pós-parto(DPP).Os sintomas do problema são bem parecidos aos da depressão tradicional.Entre ele,estão:sentimentos de inadequação familiar e social,alterações de humor,apetite,sono e concentração,falta de interesse ou de prazer em realizar atividades diárias,cansaço,sintomas hipocondríacos e pensamento de morte ou suicídio.
A preocupação obessessiva da mãe em relação ao bebê,a resposta totalmente anciosa ao choro do bebê e o medo irreal de machucá-o também podem ser sintomas da depressão pós-parto.
Falta de apoio favorece a DPP
Mulheres com a história familiar ou pessoal de depressão e que tenham tido episódios da doença possuem 50% de risco de recorrência nas próximas gestações.
Porém,os fatores de risco também incluem ausência de apoio social,em geral do pai dacrianças,humor deprimido durante a gravidez,ansiedade,apoio social insuficiente,mau relacionamento com a mãe,gravidez não desejada,dificuldade financeira ou profissional,além da própria amamentação e do número de filhos.
A DPP não é fácil de ser diagnosticada e nem sempre é detectada pelos médicos de imediato,já que os sintomas iniciais se confundem com o período de ajustamento emocional pós-parto.A escala de auto-avaliação de Depressão Pós Parto facilita o diagnóstico.
Licença médica pode ser pedida.
A depressão pós parto é tratada com psicoterapia e ou medicamentos.A principal preocupação no uso de remédios está relacionada a amamentação,Já a terapia tem resultados bastante eficazes.Se terminada a licença-maternidade a mãe ainda estiver com depressão pós parto,ela pode pedir afastamento do trabalho.Para tal,deve solicitar ao médico um relatório detalhado de sua doença,com a indicação do tempo necessário para a recuperação.
Com esses elementos,ela marca a pericia médica para beneficio por incapacidade(auxilio doença)no INSS,que pode ser agendad pelo 135,da Previdência Social.
Abraços
Euselene
Nenhum comentário:
Postar um comentário