ALGUMAS DICAS PARA REMOVER MANCHAS
Manchas de doces ou bebidas açucaradas:
Lave com água morna e um pouco de álcoo. Manchas de vinho:
Basta umedecer um sabonete branco (aquele bem baratinho) e esfregar em cima de toda a mancha. Espere secar e lave a roupa normalmente. Serve para quase todas as manchas além de vinho e é super barato.
Manchas de vinho tinto no tapete:
Remova com vinho branco ou use loção de barbear. A espuma é um bom removedor de manchas.
Manchas de gordura, óleo e produtos similares, respingados sobre a roupa devem ser cobertos por talco ou maizena o mais rápido possível. Deixe a mancha coberta pelo menos 15 minutos. Quando a gordura tiver sido absorvida, escove bem o local. Manchas de banha, manteiga, graxa e cera:
Passe benzina ou éter. Depois polvilhe talco e lave com água quente e sabão.
Manchas de bolor:
Ponha um pouco de água oxigenada (10 vol.) e deixe quarar ao sol.
Manchas de mel: coloque sobre a mancha uma solução de bicarbonato de sódio e água quente. Depois lave e enxágua com água fria.
Manchas de café:
Lave com água morna e glicerina ou passe uma pedra de gelo sobre a mancha.
As manchas saem com uma mistura de bicarbonato de sódio e água.
Para tirar manchas de café antigas basta esfregar um pano umedecido com vinagre branco ou álcool. Manchas de café em roupas de algodão branco: Umedeça com água oxigenada e logo em seguida lavar com sabão de pedra. Nódoa de frutas:
Faça uma pasta com perborato de sódio (utilizado como desinfetantes e branqueadores, tanto domésticos como industriais) e água e aplique diretamente na zona suja. Passe por água e estenda á sombra.
Manchas em estofados: use creme de barbear.
Para tirar mancha de roupa branca, manchadas por outras na hora da lavagem, é só colocar açúcar na água e ferver com a roupa dentro.
Obs.: Toda vez que manusear produtos químicos, use luvas nas mãos, ou lave bem com sabonete em água corrente; e quando manusear limão, não saia ao sol, pois ele mancha e até pode queimar sua pele, tome cuidado!
Abraços
Euselene
Nenhum comentário:
Postar um comentário