Hipertensão Arterial
A hipertensão arterial (HA) é uma das doenças mais comuns em todo o mundo moderno. Estima-se que cerca de 20% da população mundial apresentam a HA, muitas vezes sem mesmo nem saber que são hipertensas. A HA é caracterizada pelo aumento da pressão arterial a níveis iguais ou superiores a 140 x 90 mmHg (ou, popularmente, 14 x 9), sendo essa pressão diagnosticada em múltiplas aferições, em diferentes aparelhos e em diferentes horários e posições (em repouso, sentado e deitado).
Causas da HA:
Os principais fatores determinantes do surgimento da HA são : HEREDITARIEDADE, OBESIDADE, SEDENTARISMO, ALCOOLISMO, TABAGISMO, ESTRESSE, DIETA RICA EM GORDURAS E EM SAL DE COZINHA. Sabe-se também que indivíduos da raça negra têm mais predisposição a serem hipertensos do que indivíduos da raça branca.
Sintomas da HA:
A HA é uma doença silenciosa. Entretanto, quando não tratada corretamente, ela pode vir a causar dores de cabeça, tonturas, enjôos, cansaço físico, falta de ar e até mesmo sangramentos nasais. Nos casos mais graves, ela pode causar complicações em diferentes órgãos. A nível de sistema nervoso central, ela pode causar o acidente vascular cerebral (popularmente conhecido como derrame cerebral). No coração, ela pode causar infarto agudo do miocárdio, angina de peito e insuficiência cardíaca. Nos rins, ela pode causar nefropatia hipertensiva e insuficiência renal. Nos olhos, ela pode causar retinopatia hipertensiva.
Diagnóstico da HA:
O diagnóstico da HA é feito pelo aparelho de pressão, que é constituído de esfigmomanômetro e estetoscópio. Esse aparelho deve ser calibrado anualmente e ter registro no Inmetro. É dito hipertenso o indivíduo cuja pressão arterial é igual ou superior a 140 x 90 mmHg (ou 14 x 9), repetida em mais de um aparelho devidamente calibrados, em múltiplas medidas, em diferentes horários e em diferentes posições (em repouso, sentado e deitado).
Classificação da HA:
1-HA leve (estágio 1): pressão arterial entre 140 x 90 até 159 x 99 mmHg;
2-HA moderada (estágio 2): pressão arterial entre 160 x 100 até 179 x 109 mmHg;
3-HA grave (estágio 3): pressão arterial acima igual ou superior a 180 x 110 mmHg.
Prevenção da HA:
A HA pode ser prevenida se o indivíduo tiver uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, COM REDUÇÃO DA INGESTÃO DE SAL DE COZINHA, CONDIMENTOS E GORDURAS E TAMBÉM COM AUMENTO DA INGESTÃO DE POTÁSSIO (PRESENTE NO SUCO DE LARANJA E NA BANANA, POR EXEMPLO); PRÁTICAS REGULARES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS, COMO CAMINHADAS E PEQUENAS CORRIDAS; COMBATE AO ALCOOLISMO E TABAGISMO; CONTROLE DO ESTRESSE.
Tratamento da HA:
O tratamento da HÁ pode ser não-farmacológico e farmacológico. O tratamento não-farmacológico consiste na adoção das medidas preventivas citadas anteriormente, enquanto que o tratamento farmacológico consiste na administração de medicamentos que reduzam a pressão arterial (os chamados anti-hipertensivos arteriais), como os diuréticos e os vasodilatadores, que podem ser utilizados isolados ou em combinação, dependendo da gravidade da HA.
A hipertensão arterial tem cura?
Não, a hipertensão arterial não tem cura, mas ela pode ser prevenida e/ou controlada se o indivíduo fizer seguir corretamente seu tratamento farmacológico, obedecer às medidas preventivas e aferir diariamente sua pressão arterial. Prevenir é melhor que remediar!!!
Beijos
Esta matéria foi enviada pelo meu amigo Fabricio de Curitiba Pr.
Obrigada por sua colaboração.
Euselene
Nenhum comentário:
Postar um comentário